
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Anchieta Nery dará nome a escola infantil
A unidade escolar construída pela Prefeitura de Feira de Santana na Mangabeira será denominada Centro de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza. Professor da UEFS, jornalista e autor de peças teatrais, Anchieta Nery morreu no dia 30 de abril de 2015.
| Anchieta Nery, jornalista |
Nasceu em Rodelas, sertão do São Francisco, e em 2009 recebeu o título de Cidadão Feirense, iniciativa do ex-vereador Antônio Carlos Coelho. Chegou em Feira, como disse em discurso na Câmara Municipal, “numa noite fria de agosto de 1975”. E daqui nunca mais saiu.
Ocupou o cargo de secretário de Comunicação Social de Feira de Santana nos governos de José Raimundo Pereira de Azevedo – também interinamente chefiou o Gabinete e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e durante os dois primeiros governos de José Ronaldo de Carvalho, quando também foi interino na Secel.
Além de professor da UEFS, foi servidor, quando contribuiu para a formação do acervo inicial do Museu Casa do Sertão e também contribuiu para a fundação da TV Olhos D´Água, da instituição.
Reconhecidamente brilhante redator, poeta e autor de peças de teatro, entre elas “Acauã”, premiada em vários festivais pelo País, foi repórter e editor do extinto jornal Feira Hoje, como também colaborou com diversos órgãos de imprensa, além da autoria de inumeráveis publicações do jornalismo local.
A administração municipal, diz o prefeito José Ronaldo, deve homenagear aqueles que, com seus esforços pessoal, contribuíram, ou contribuem, para a construção da história da nossa comunidade.
Governo atuará com serviço de enfrentamento ao racismo durante o Carnaval
As ações também serão desenvolvidas nos circuitos da festa, com campanha de sensibilização e equipes de técnicos especializados, que farão abordagem qualificada para o monitoramento das situações de violação de direito nesta área. Outro canal de denúncia é a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), através do telefone 0800 284 0011, contando com equipe qualificada e em contato permanente com a coordenação do serviço.
Com os trabalhos, coordenados pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o governo pretende alimentar as estatísticas sobre a ocorrência dos crimes de discriminação racial e acompanhar a resolutividade dos casos. A iniciativa está associada à Década Internacional Afrodescendente, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê um conjunto de políticas públicas nos eixos do “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento” para as comunidades negras até 2024.
PF acusa Samarco de ampliar represa além de limite anual
É o que aponta o despacho de indiciamento sob a acusação de crime ambiental da mineradora e de executivos da empresa feito pela Polícia Federal (PF) em 13 de janeiro.
O documento mostra ainda que a leitura de equipamentos que medem o nível de água da represa estava com atraso de dez dias.
A reportagem teve acesso à documentação, assinada pela delegado Roger Lima de Moura, chefe da equipe que investiga o rompimento da barragem, que aconteceu em 5 de novembro e deixou 17 mortos e dois desaparecidos.
Além da mineradora, foram indiciados a Vale - controladora da Samarco -, o ex-presidente da empresa Ricardo Vescovi e outros seis executivos e técnicos da companhia, além da Vogbr Recursos Hídricos e Geotecnia.
Pré-selecionados do Fies devem concluir inscrição no site até sábado
Resumo da Novela A Regra do Jogo
Quarta-Feira 03/02
Tóia se desespera com a revelação de Dante sobre Romero e planeja desmascarar o marido. Atena e Ascânio decidem saquear o apartamento de Romero. Gibson pressiona Romero e exige que ele lhe devolva as provas contra a facção. Juliano desconfia do comportamento de Dante ao falar sobre Tóia. Nora, Nelita e Belisa confortam Dante. Feliciano gasta seu dinheiro em compras para Luana e Cesário. Tóia vai ao encontro de Atena e Ascânio. Belisa se declara para Juliano e afirma que deseja viver com ele. Tóia encontra Romero em sua casa.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Número de reclamações contra planos de saúde aumenta na Bahia
Ministro diz que notificação de zika passará a ser obrigatória
MEC autoriza curso de Engenharia Elétrica para a Faculdade Guanambi
Novela 'A Regra do Jogo': Kiki ameaça entregar Gibson se não reaver a filha
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece a partir do capítulo de 16 de fevereiro, quando Kiki chega à mansão decidida a enfrentar o pai. No comovente reencontro com Nora (Renata Sorrah), ela explica o que aconteceu durante esses anos todos e fala da síndrome de estocolmo com Zé Maria: "A gente acabou construindo um elo, e eu acabei me apaixonando por ele. E aí a Aninha nasceu. Nessa época, ele já não me prendia mais. Eu já andava pela casa, ia até ali perto, na rua, na farmácia, na padaria. Eu podia ter voltado antes. Eu queria. Muitas vezes eu pensei. Eu tinha vontade de procurar a senhora, mas na hora de sair, eu, não conseguia".
Diante de todos, a filha até então perdida se justifica por não ter deixado o cativeiro e voltado para casa antes: "Medo de destruir aquela vida que eu tinha! E muito por causa do Zé, também! Se eu voltasse para cá, ele ia ser preso. Eu não podia prender o pai da minha filha". Dante desconfia da história e questiona: "E, com certeza, não queria que o Zé Maria pagasse pelos crimes dele. Pelo seu sequestro, pela morte da minha mãe. Você sabia que há anos eu procuro por esse monstro por quem você se apaixonou? Sabia que ele destruiu a vida de muita gente?", ele diz, e acusa-a de fazer parte da facção. "Você também rompeu com a sua gangue ou foi só o seu marido?", pergunta.
Ameaçado, Gibson cede à chantagem e entrega Aninha a Kiki
Ao chegar em casa e se deparar com Kiki na sala, Gibson fica chocado, mas ela o cumprimenta, sarcástica: "Não vai me dar um beijo de boas vindas, pai?". Tentando disfarçar, o assassino abraça a filha tenso. A loira afirma que voltou para casa para pedir ajuda, pois sua filha foi sequestrada pela facção. Com medo de ser descoberto, o empresário leva a primogênita para conversar em seu escritório e lá é revelado o ultimato.
Pressionado, Gibson prometerá entregar Aninha a Kiki, se ela não contar a ninguém que ele é o líder da organização criminosa e concordar em se mudar com a filha em outro país, mas a mãe da menina recusa o acordo e o pressiona: "Devolve a Aninha. Se ela não aparecer até amanhã de manhã, eu vou estourar a bomba! Vou entregar sua cabeça para todo mundo".
Sem saída, o vilão cede e promete entregar a neta, com algumas condições: que as duas vão morar em um apartamento longe, não frequentem a mansão, e que Zé Maria não o delate prisão. Trato feito, Aninha é recebida pela mãe e toda a família no capítulo de 19 de fevereiro. Para despistar, Gibson diz que colocou detetives e seguranças atrás da garota e pagou o resgate exigido pelos bandidos. Fique por dentro das novidades da novela das nove no nosso resumo da semana.
Significado de Iemanjá
Em sua origem iorubatana, Iemanjá é um orixá fluvial. No entanto, no Norte do Brasil, ela passou a ser associada ao mar. Historicamente, Iemanjá pertence à nação iorubá dos Egba, localizados na região sudoeste da Nigéria, nas proximidades do rio Yemanjá. Devido às guerras ocorridas entre os povos iorubas durante o século XIX, os Egba tiveram de migrar da região do rio Yemanjá, mas continuaram a cultuar a deusa, que teria passado a viver no rio Ògùn.
No Brasil, Iemanjá é conhecida como a padroeira dos pescadores, protegendo e decidindo o destino dos que entram no mar. Por aqui, ela também é chamada de Janaína, Dandalunda, Mucunã, Princesa do Mar, Sereia do Mar, Ísis, Inaé, entre outros.
Assinar:
Comentários (Atom)