![Nobel de Química sai para três pesquisadores da reparação de DNA](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tfFWklzFHkT1Lwem0u09fBAULLYPm2gxd_Y17U3EXBOJuMKi1nZIBwvFcYfky1PqV3gxeudJgPuK5T1chWnC3maXr7gJcVETXc5TKHLQmwnmCTmi2xuJMNeWJIsvKPPQwdwf6nD9aflbKNK8xMDFgh8W6v0waLo-ycQTbiK0pZJ2YAs4ZfeNJjLQNtAmSwLuboiXXI=s0-d)
A Real Academia Sueca das Ciências concedeu nesta quarta-feira (7) o Prêmio Nobel de Química aos pesquisadores Thomas Lindalh, da Suécia, Paul Modrich, dos Estados Unidos, e Aziz Sancar, da Turquia, pelo estudo de mecanismos que permitem a reparação de DNA. Lindalh, de 77 anos, é ligado ao Instituto Francis Crick e ao Laboratório Clare Hall, ambos no Reino Unido; Modrich, de 69 anos, à Escola de Medicina da Universidade de Duke (EUA), e Sancar, também de 69 anos, da Universidade da Carolina do Norte (EUA). A radiação UV, os radicais livres e outras substâncias cancerígenas atacam nosso DNA todos os dias. Mas a molécula de DNA permanece estável mesmo com todos esses ataques externos. O trabalho dos cientistas forneceu conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento de uma célula viva e é, por, exemplo, usado no desenvolvimento de novos tratamentos para o câncer. Na última segunda-feira (5), a Academia Sueca anunciou os nomes dos pesquisadores
William C. Campbell, dos Estados Unidos, Satoshi Omura, do Japão, e Youyou Tu, da China, contemplados com o Prêmio Nobel de Medicina. O ganhador do Nobel de Literatura sai nesta quinta-feira (8), o Nobel da Paz, sexta-feira (9), e o de economia, segunda-feira (12). Os prêmios serão entregues em Estocolmo no dia 10 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário