segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Comissão de Saúde discute obesidade mórbida

Uma Audiência Pública para discutir a obesidade mórbida e sua prevenção será realizada nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa da Bahia. O propositor do tema foi o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Parlamento Baiano, deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), que irá debater com especialistas as causas e o tratamento de combate à doença. A ocasião irá acontecer na Sala Eliel Martins, às 10h.
No Estado da Bahia há 90 mil obesos mórbidos. Segundo dados do Ministério da Saúde, as soteropolitanas são maioria entre as mulheres com obesidade da região Nordeste, representando 13,7% no ranking das capitais nordestinas. Preocupado com essa situação Arimatéia deu entrada no Projeto de Lei nº 19.110/2011, que visa implantar na rede estadual de saúde do Estado da Bahia o Programa de Enfrentamento da Obesidade Mórbida.
Questionado sobre o assunto o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla falou que até o presente momento mais de mil cirurgias já foram realizadas somente na capital baiana, que se estende até o sul do estado, tendo como referência a cidade de Itabuna, para realização da cirurgia.
“A obesidade mórbida é um dos maiores problemas de saúde da atualidade, e como presidente da Comissão de Saúde tenho levantado a bandeira da importância da prevenção. Essa audiência pública será fundamental para destacar a importância das tomadas de decisões e mudanças de hábitos de vida da população”, pontuou.
A audiência contará com a palestra do diretor médico Executivo e chefe da Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia, além de membro titular da Federação Americana de Cirurgia Bariátrica e da Sociedade Brasileira e Metabólica, Dr. Marcelo Zollinger. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário