Antenor Fonseca |
Cresce a cada dia o número de pessoas temerosas em contraírem o vírus do meningococo, responsável em provocar a Meningite. O fato já se tornou motivo de preocupação para a população, sobretudo para as mães com filhos recém-nascidos.
Para compreender as causas, prevenções e tratamento da doença, a nossa reportagem conversou com o médico Antenor Fonseca, que conceituou a doença como aguda grave. “A meningite se expressa por um processo inflamatório das membranas cerebrais ou da medula espinhal e pode estar relacionada a várias causas, tanto de origem infecciosa ou não”, explicou Fonseca.
Questionado sobre uma idade específica para ter mais risco de contrair a doença, o médico salientou que o risco de adoecer diminui com o aumento da idade. “Ele diminui com o aumento da idade, mas em casos epidêmicos, a doença pode atingir todas as faixas etárias”, disse.
Indagado ainda sobre as maneiras que se pode transmitir a doença, o médico Antenor afirmou para essa reportagem que pode acontecer de pessoa a pessoa por via respiratória, através das secreções de doentes ou de portadores assintomáticos.
Prevenção
Segundo Antenor Fonseca, para que teme contrair o vírus da meningite, é fundamental evitar está sempre em hospitais, festas, lugares que aglomeram muitas pessoas, alimentos muito gelados. “É bom evitar ir a lugar que circulam muitas pessoas porque o vírus é contraído pelo ar”, pontuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário