sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ave rara será reabilitada na Estação Veracel para retornar a vida livre


            No último dia 30/06, a RPPN Estação Veracel recebeu uma ave rara para reabilitação e posterior devolução à vida livre. Trata-se de um gavião-real, também conhecido como harpia, resgatado no interior da fazenda Sertaneja, em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro-BA. Com a indicação da comunidade, a ave foi resgatada pela Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA), e levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, na região. Após a realização de exames, a harpia foi transferida para um recinto especial e está sob os cuidados dos especialistas do Projeto Harpia na Mata Atlântica, sediado na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro.

A harpia foi considerada um indivíduo jovem, com idade estimada entre 2 e 3 anos. Depois dos primeiros cuidados oferecidos pelo IBAMA, a ave foi submetida a uma análise técnica sobre sua capacidade física, como parte dos procedimentos de inserção ao Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR), por meio do Projeto Harpia da Mata Atlântica. De acordo com o médico veterinário, Thiago Habib Almeida, foram realizados todos os procedimentos exigidos pelos especialistas, e o diagnóstico para a harpia foi o melhor possível. “Fizemos radiografias dos membros e tórax, medimos todas as partes do corpo, conferimos o peso e ainda realizamos alguns exames de sangue específicos. A ave se encontrava um pouco debilitada, mas acredito que terá uma boa recuperação em cativeiro”, complementa o veterinário.

No harpiário da Estação Veracel, a ave passará por uma fase de reabilitação que deve levar alguns meses, por meio de um isolamento sonoro e visual para a manutenção de seus instintos primários, pois o objetivo é que a ave retorne ao local de origem. “Esse isolamento é extremamente necessário para que ela possa manter alguns hábitos específicos da espécie. Este recinto foi projetado de forma a permitir o contato das aves prioritariamente com a natureza”, destacou Ligia Mendes, gestora da Estação Veracel. Essa estrutura já recebeu duas outras harpias em processo de reabilitação. Ambas já devolvidas e reintegradas à natureza.

Segundo o biólogo da Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina (ABFPAR), Jorge Sales Lisboa, estes procedimentos fazem parte das ações de recuperação e reabilitação das aves para o retorno ao seu habitat natural. “Esta é uma das fases mais importantes do processo. É na reabilitação que a ave vai ganhar força muscular para alçar novos vôos, reaprender a caçar, entre outras questões específicas à vida selvagem. Neste harpiário e com o acompanhamento dos especialistas, a reintegração desta ave à natureza torna-se muito mais eficiente”, afirma o biólogo.

O registro desta harpia jovem é uma evidência de que a população desta espécie está conseguindo reproduzir nesta região da Floresta Atlântica brasileira.

O Projeto Harpia na Mata Atlântica é uma iniciativa voltada para a pesquisa, reabilitação, reintegração, e conservação da população de harpias de vida livre que habitam as matas dos fragmentos florestais da RPPN Estação Veracel, da CEPLAC e do PARNA Pau-Brasil, no Extremo Sul da Bahia. E graças ao apoio da Veracel Celulose, em parceria com a INPA, INPE, IBAMA, ICMBIO, CIPPA, SOS Falconiformes, ABFPAR e CRAX, o projeto vem possibilitando a inclusão destas aves no Programa de Conservação do Gavião-real, e a reintegração com sucesso destes animais à natureza.

Para mais informações: (73) 3166-8277/3166-8072/3166-8529 ou pelo email: debora.jorge@veracel.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário