domingo, 26 de fevereiro de 2012

Oito municípios comemoram emancipação

Nesta sexta-feira, 24, oito municípios comemoram 23 anos de emancipação política. São eles: Araças (foto), Banzaê, Caraíbas, Feira da Mata, Igrapiúna, Jucuruçu, Ponto Novo, Sítio do Mato.

ARAÇAS - Está localizado entre os municípios de Pojuca, Catu, Alagoinhas, Itanagra e Entre Rios. É uma região com predominância econômica na agricultura, produzindo abacate. Araçá era uma fazenda que ficava próxima ao povoado de Aranha. Certa vez no povoado deu-se uma epidemia, da qual morreram um grande número de pessoa. Como o terreno era muito pedregoso, reuniu-se um grupo de pessoas e saíram para procurar um terreno arenoso para fazer um cemitério, encontrando-o na Fazenda Araçá. Cem tarefas de terras foram doadas para construir a capelinha e o cemitério, dando origem ao povoado que mais tarde tornou-se o município de Araçás.

BANZAÊ - A cidade fica no Nordeste da Bahia faz divisa com os municípios de Cícero Dantas, ao norte, Ribeira do Pombal, a leste, Tucano, ao sul e Quinjingue, a oeste. Banzaê, palavra de origem Iraniana, era o sobrenome do primeiro morador que se chamava Zé Banzaê. Entre os principais atrativos turísticos estão: Pedra Furada, cartão postal da cidade por se diferenciar dos demais morros em virtude de ser uma bela escultura natural, Igreja de Nossa Senhora da Conceição situada na Praça Nossa Senhora da Conceição (comemoração no dia 8 de dezembro). Outro destaque na cidade é a Igreja da Mirandela que existe há mais de 200 anos. A cidade se destaca na agricultura, como grande produtor baiano de castanha de caju, mandioca, feijão e milho.

CARAÍBAS - Entre as atrações turísticas está a Barragem do Rio Gavião, localizada ao leste do município de Caraíbas e ao norte de Belo Campo. Municípios limítrofes: ao Norte com Anagé, ao Sul com Tremedal, ao Leste com Belo Campo e a Oeste com Maetinga. Quem nasce na localidade é chamado de caraibense. O clima é semiárido. Para quem gosta de desfrutar de um lugar tranquilo, para ver o por do sol, relaxar fazendo longas caminhadas pela natureza, Caraíbas é um local ideal.

FEIRA DA MATA - Município criado em 1989 e desmembrado de Carinhanha, cujos primitivos habitantes foram os índios caiapós, que vencidos pelos bandeirantes, foram afastados e se estabeleceram nesta região, formando o núcleo que deu origem ao município. Feira da Mata situa-se na região oeste do estado entre a Serra Geral e o Médio São Francisco.

IGRAPIUNA - Banhada por vários rios, Igrapiúna é uma das localidades mais antigas da região, que teve como núcleo inicial uma aldeia de catequese jesuítica. A origem do nome é indígena e significa "casa preta” ou “canoa de casca”. A região reúne inúmeros atrativos naturais, como rios e cachoeiras, manguezais e remanescentes de Mata Atlântica, e belas ilhas, entre elas as da Pedra Furada, Quiepe, Contrato, de Âmbar, Ponta do Santo. Em Igrapiúna existem comunidades remanescentes de quilombos, tais como Dendê, Ilhas das Flores, Ponta, Maruim, Olmeira, Pedra Nova e Rio Novo.

JUCURUÇU - Vocábulo indígena que significa “cobra grande”. Nome supostamente dado pelos índios devido às curvas do rio que margeia a cidade. Uma lenda indígena conta que essa cobra existiu, e que após ter sido morta pelos índios se transformou no rio. Nas cartas de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom João a cadeia de montanhas do município são citadas como serras baixas.

PONTO NOVO - Nasceu com o advento da construção de uma ponte sobre o rio, na estrada que ligaria Feira de Santana a Juazeiro. O povoado foi iniciado em terras da Fazenda Capim Grosso. A partir da década de 50, o povoado de Ponto Novo, pertencente à Saúde, então distrito de Campo Formoso, tem sua população aumentada, através do processo migratório. Com a emancipação de Caldeirão Grande, torna-se distrito deste. Com o aumento progressivo da população, é manifestado o interesse dos políticos locais em tornar Ponto Novo um município. E assim, no dia 08 de janeiro de 1989, houve o plebiscito, onde a população do então distrito de Ponto Novo confirmou nas urnas o desejo de ter a independência política. O processo de emancipação foi encaminhado a Assembléia Legislativa do Estado, e a Lei Estadual n° 4837/89, de 24 de fevereiro de 1989, que foi publicada no Diário Oficial no dia 25 de fevereiro de 1989, criou o município. Com a emancipação, foi incorporado ao município o distrito de Barracas e o povoado de Limeira. 

SÍTIO DO MATO -O município foi criado pela lei estadual n.4834 de 24 de fevereiro de 1989, desmembrado do de Bom Jesus da Lapa. Lita-se com os municípios de Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Paratinga, Santana, Serra Dourado, Muquém do São Francisco. Tem uma área de 1.710 km2 numa altitude de 420 metros. Sua economia está na pecuária (bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos), além da produção de leite. Está na Bacia Hidrográfica do São Francisco e seu clima é seco a sub úmido e semiárido com vegetação do tipo caatinga e floresta estacional.

No sábado 25, o aniversário de emancipação política ocorre em cinco municípios, são eles: Belo Campo completa 50 anos; Wanderley, América Dourada e Tanque Novo fazem 27 anos, e Dias D´Ávila comemora 117 anos. No domingo, 26, o município de Canudos comemora seus 27 anos de emancipado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário