quarta-feira, 7 de maio de 2014

DISCURSO DO ÓDIO




Santo Estevão, do ponto de vista econômico, muito evoluiu, certamente. Entretanto, podemos observar que politicamente, as divergências partidárias envolvendo jovens eleitores, têm sido desagregadora. Isso épreocupante.

Com o advento da Internet, decerto, tudo ficou mais fácil e rápido na comunicação. Contudo, há de se verificar situações de riscos e conflitos que se apresentam aos internautas. Tenho tristemente acompanhado algumas postagens em diversos Blogs da Cidade, e, observado, que o livre direito de expressão têm se transformado em ódio social. Santo Estevão está farto de ódio; este ódio irracional que destrói, corrompe e ensurdece nosso povo ordeiro.

Precisamos acabar com esse discurso do ódio. O ódio é a arma nuclear da mente. Abala relacionamentos, arruina vidas, elimina a civilidade, e se transforma no poder mais destrutivo da terra.  "O ódio é a mais terrível de todas as armas de destruição em massa; precisamos encontrar um meio de desativá-la."

O discurso do ódio, ao contrário de outras expressões da sociedade democrática, não visa ao diálogo. Precisamos agir de forma racional, segundo a verdade e segundo os interesses da coletividade. Precisamos buscar em trocas dos nossos votos, obras e realizações; em troca da nossa amizade o reconhecimento e a proteção ao nosso direito de cidadão; em troca da nossa fidelidade, a honestidade do seu representante político.

É sobre esse pressuposto que se constrói a democracia. Não com agressões gratuitas e descabidas seja de que lado for. 

O cidadão não pode nem deve conflitar-se com seu amigo, parente, vizinho ou conhecido, por causas políticas ideológicas. Com a dinâmica do mundo moderno, de bom alvitre será, portanto, conviver com as diferenças e aceitar o padrão individual das pessoas, às vezes diferentes, mas nem sempre errantes. A pretensão de perpetuarmos a nossa experiência, na certeza de padrão ideal, é convocar os demais para um conflito de idéias,  cujo resultado é discórdia.

Grande parte das brigas que acontecem com os amigos e familiares, em geral, ocorre porque um quer mudar a opinião do outro. Se você e seu amigo têm opiniões ideológicas diferentes, não tente mudá-lo. Entenda que cada um tem uma opinião diferente de acordo com o que passou na vida. O aprendizadoe a maturidade vêm da diferença. Evite dizer tudo quanto pensa; pense tudo quanto diz.  Um golpe de chicote deixa marca, mas um golpe de língua quebra os ossos”. As palavras privadas de respeito e ética, projetadas por amigo/conterrâneo, podem atingir gravemente uma, família. Elas alcançam a raiz e o fundamento da existência humana.  Lembre-se: Ninguém é dono da razão, tampouco auto-suficiente. Todo homem, seja ele coberto de farrapos, é juiz para o seu semelhante, ainda que este seja um rei...

Os políticos não merecem esse sacrifício, sobretudo essa desavença pessoal entre amigos. A retórica política, pode até servir para embalar os sonhos; mas não passam de sonhos... Ledo engano imaginar usar teorias acadêmicas para lidar com o ser político na sua essência. A excelência do exemplo de vida a ser passado adiante, é irreal e utópica.

Se quiserem mudar algo que imaginam errado na condução política, que sejam espelhos da mudança que estão propondo. Se você quer mudar Santo Estevão, têm que começar por você mesmo, para que tenha a mudança que deseja.
E lembre-se:
As pessoas superiores falam de idéias.
As pessoas normais falam de fatos.


As pessoas inferiores falam dos outros...


Por Manoel Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário