quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saber ouvir


Saber ouvir é tão importante quanto saber falar.
Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se eu não souber ouvir, nada serei... Posso falar bem didaticamente, ser bem articulado, possuir retórica de excelência e notável eloqüência; mas se eu não souber ouvir, eu nada terei...
Saber ouvir é garantir a interação com seu interlocutor, assegurar o seu comprometimento e dar identidade a outra pessoa.
MANOEL LOBO
Muito se fala como devemos nos expressar para garantir uma ótima comunicação. A comunicação é uma via de mão dupla e consiste em saber conversar. Conversar é a arte de saber ouvir e mostra-se nobre. Quem ouve, sabe falar com inteligência sem impor seu ponto de vista, mostrando que a arte de conversar consiste na arte de saber ouvir.
Aquele que sabe ouvir é verdadeiramente sábio; possui discernimento e bom senso; sobretudo, para harmonizar-se com os seus iguais, acumular informações e aplicar de forma competente, comprometido com a ética.
Aquele que não sabe ouvir, em regra, possui o hábito ou a atitude de colocar seus interesses, suas opiniões, seus desejos e suas  necessidades em primeiro lugar, em detrimento das demais pessoas com quem se relaciona.
Os que não sabem ouvir, logo verão que seus subordinados e amigos, desistirão de lhes falar, pois não adianta falar com quem não quer ouvir. Vivem na ignorância dos fatos e dos acontecimentos; ficam isoladas e tomam decisões cada vez mais erradas.
Ouvir é um exercício de humildade e polidez que todos deveriam desenvolver desde criança; humildade inclusive,  para reduzir seu ego e ficar mais pertinho dos outros.

Quem não ouve, finge ter crença, virtude, idéia e sentimento que na verdade não possui. Vive no meandro da hipocrisia e do egoísmo, que não lhe permite ouvir outra voz que não seja a sua. São homens que já nasceram póstumos. 

Manoel Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário