sábado, 15 de junho de 2013

Parlamentar se pronuncia pelo Dia da Conscientização da Cardiopati​a Congênita


Parlamentar se pronuncia pelo Dia da Conscientização  da Cardiopati​a Congênita
O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), movimentou o plenário do Parlamento Baiano, na tarde desta quarta-feira (12), quando se pronunciou sobre o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, celebrado hoje. Na oportunidade, ele distribuiu o símbolo da doença: um laço em azul e vermelho, para os parlamentares presentes.
“Precisamos que a sociedade, especialmente as mulheres tenham maiores informações sobre essa doença, que atinge cerca de 23 mil crianças no Brasil. Para isso, estarei como presidente do Colegiado motivando uma Audiência Pública com todos os segmentos envolvidos no diagnóstico e tratamento da cardiopatia congênita”, ressaltou.
A doença é classificada como qualquer anomalia na estrutura e função do coração, que acontece nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o feto. Segundo informações da Associação de Assistência à Criança Cardiopata um em cada 100 crianças nascem com cardiopatia congênita. Dados ainda apontam que a grande maioria, 62%, não recebe o tratamento adequado, em especial pela falta de diagnóstico precoce. “Tudo isso poderia ser evitado se as gestantes realizassem o ecocardiograma fetal”, alertou o parlamentar.
Na Bahia, o Hospital Ana Neri, referência em cardiologia, informou que do ano de 2006 até 2013, somente 1000 crianças foram operadas com a Cardiopatia Congênita. "Existe uma demanda reprimida, mas já estou fazendo um levantamento destes dados para definir estratégias e resolver os entraves com o objetivo de ampliar o número de cirurgias", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário