A
 frota nacional de automóveis e comerciais leves cresceu 8% em 2012 ante
 2011, conforme mostra o mais recente estudo do Sindicato Nacional da 
Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Metade 
dos brasileiros adultos já utiliza transporte privado para se locomover,
 incluindo motocicletas, segundo a Associação Nacional das Empresas de 
Transportes Urbanos (NTU). Cidades como a capital paulista já têm dois 
habitantes por automóvel, paridade próxima à de regiões desenvolvidas, 
como Estados Unidos e Europa. Fora dos principais centros consumidores, a
 média é de 8,8 habitantes por veículo, ante uma média brasileira de 5,2
 pessoas por carro. Há uma década, essa paridade nacional era de 8,2 
habitantes por veículo. Apenas cinco Estados - São Paulo, Minas Gerais, 
Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná - concentram 72% da frota. 
Nessas localidades, a média de habitante por veículo varia de 2,9 a 5,2 
(ver quadro). A indústria automobilística conta com as regiões menos 
motorizadas para manter o ritmo das vendas e chegar em 2017 com números 
próximos a 5 milhões de veículos ao ano, conforme projeta a Associação 
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na última 
década, as vendas de carros novos cresceram a taxas médias de 7% ao ano,
 e a de motocicletas, de 13% ao ano. Já o número de passageiros que 
utiliza o transporte público caiu 25% no mesmo período.
 
 

 
 
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