sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Furão diz que deputado Targino Machado lhe chantageou e empresário tentou lhe extorquir dinheiro


Após denúncias feitas por um empresário de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardozo (PSD), prefeito da cidade, o acusou de extorsão e apontou o seu irmão, o deputado estadual Targino Machado (PSC), como autor de chantagem por motivação eleitoral. O filho do parlamentar, Tarcísio Torres Pedreira (PSC), seu sobrinho, também concorre ao comando da cidade no pleito de outubro próximo.
Na última quinta-feira (16), Furão deu entrada em uma representação criminal na Promotoria de Justiça da Comarca local, protocolada pelo auxiliar-técnico do Ministério Público (MP), Pedro Henrique Aléssio Rodrigues, contra o parente. “O deputado Targino Machado tentava nos chantagear com essa documentação. E qual era a chantagem? Em troca do silêncio dele, eu teria que renunciar à minha candidatura de prefeito para apoiar o filho do deputado para ele não tornar público isso aí”, argumentou o gestor.
Furão declarou ao site “Bahia Notícias” que no final do mês de março ele recebeu uma ligação do deputado, que o convidou para uma conversa em seu escritório, na cidade de Feira de Santana. Ao chegar lá, o irmão, de posse de uma pasta transparente e um CD, teria afirmado que possuía documentos e provas de práticas de improbidade administrativa contra o prefeito. “Após a proposta indecorosa e a extorsão sofrida, nós discutimos e eu rechacei qualquer acordo nos termos propostos e solicitei que o deputado formalizasse as denúncias junto ao Ministério Público”, relatou Furão.
Além disso, segundo o alcaide, o seu defensor jurídico, Tadeu Muniz Nogueira, foi procurado no último dia 14 de agosto pelo advogado Targino Machado Neto, também filho do parlamentar, para marcar uma reunião, em que foi reforçada a suposta ameaça. “O encontro foi realizado na casa de Tadeu e Targino Neto apresentou um vídeo que constava a imagem do deputado e de um cidadão que se dizia fornecedor da prefeitura em uma sala de escritório. Segundo o advogado, Targino Neto havia afirmado: ‘seu cliente sabe o que precisa fazer para que esse vídeo não seja visto por mais ninguém’”, contou.

Ministério Público
Conforme Furão, ele pede ao MP que denuncie o seu irmão pelos crimes de extorsão e prevaricação ou remeta a solicitação para abertura de inquérito policial. Sobre as denúncias do empresário Gustavo Fonseca, o prefeito admite que a loja já era fornecedora do Município desde 2002 e venceu duas licitações na atual administração, em 2009 e 2010, mas nega qualquer irregularidade. Ele diz ser vítima de extorsão. “Esse representante, desde março, e isso também está sendo representado criminalmente, está tentando me extorquir alegando que tem essas informações. Eu nunca dei muito assunto porque sei o que eu faço. Ele tenta me extorquir pedindo R$ 200 mil, e eu tenho testemunhas. Ele passa, desde o início do ano, por uma crise financeira gravíssima”, justificou.
Segundo o prefeito, uma queixa contra o dono da Maderval será registrada em cartório ainda nesta quinta-feira (23) com provas emitidas pela própria mulher do denunciante, Rosângela Santos Lima, titular de vários cheques divulgados por Gustavo Fonseca. “Eu tenho várias mensagens no meu celular da esposa dele, em que ela me pede mil desculpas pelo comportamento e pelo que o marido dela vem fazendo. Ela diz que não concorda com as atitudes que Gustavo vem tomando contra mim. Vou transcrever isso em ata e pedir uma certidão em inteiro teor”, revelou.
Apesar da farta documentação apresentada pelo empresário, ele diz não temer que as investigações o apontem como culpado. “Se eu tivesse algum receio, eu mesmo não teria pedido ao Ministério Público que realizasse essa apuração. O que tem por trás disso, na verdade, é uma chantagem do deputado Targino, que se tornou pública porque eu não quis ceder à chantagem dele”, considerou. Há aproximadamente um ano, Furão e Targino cortaram até mesmo as relações pessoais devido a divergências políticas. As informações são do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário