quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Comer sete porções de frutas e vegetais por dia reduz risco de morte

Comer sete porções de frutas e vegetais por dia reduz risco de morte
Comer sete ou mais porções de frutas, verduras e legumes por dia é mais saudável do que as cinco recomendadas pelos médicos e prolongaria a expectativa de vida, revela nova pesquisa. O estudo, feito com cerca de 65 mil pessoas, afirma que entre os benefícios comprovados estão a redução do risco de câncer e doenças cardíacas. 
 
Os cientistas da Universidade College de Londres analisaram dados de uma espécie de Censo da Saúde do Reino Unido, que coleta informações sobre a saúde dos britânicos por meio de questionários e visitas médicas, além da análise da dieta alimentar e do estilo de vida dos pacientes. Além disso, avaliaram a mortalidade geral, além das mortes causadas por câncer, doenças cardíacas e derrame. Eles descobriram que o risco de morte precoce provocada por qualquer uma dessas doenças caiu, ao passo que a ingestão de frutas e vegetais aumentou.
 
A pesquisa sugere que o risco de morte foi reduzido em: 14% se o indivíduo ingerir entre uma e três porções de frutas, verduras e legumes por dia, 29% entre três e cinco, 36% entre cinco e sete e 42% para sete ou mais. A análise afirma que suco de frutas não oferece benefícios, enquanto que frutas enlatadas aumentam o risco de morte - possivelmente porque elas são armazenadas em uma calda de açúcar, dizem os pesquisadores.
 
Alguns especialistas, no entanto, demonstraram desconfiança em relação à pesquisa e alegaram que a queda na mortalidade do grupo analisado pode estar mais associada à mudança do estilo de vida, como deixar de fumar ou beber em excesso, do que ingerir frutas e vegetais com frequência. Segundo o professor Tom Sander, da Escola de Medicina da King's College de Londres, "já era sabido" que as pessoas que ingerem mais frutas e vegetais são mais preocupadas com sua saúde, mais educadas e com mais renda, o que, eventualmente, pode reduzir os riscos de morte. Informações da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário