domingo, 29 de março de 2015

Feira: Domingo de Ramos lembra desastre aéreo na França e assassinados no Brasil

Feira: Domingo de Ramos lembra desastre aéreo na França e assassinados no BrasilDurante a celebração do Domingo de Ramos, ocorrida na manhã deste domingo (29), o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, em sua homilia, solicitou aos fiéis que fizessem um minuto de silêncio em memória dos mortos no desastre do avião nos Alpes Franceses, que aconteceu na semana passada.
Em seguida, o arcebispo ressaltou que a queda do avião comoveu o mundo, mas pediu aos fiéis que não se esqueçam que no Brasil morrem por dia aproximadamente 172 pessoas assassinadas. “É como se um avião desses, caísse diariamente em nosso país”, afirmou.

Dom Itamar, que presidiu a celebração com a participação do arcebispo coadjuntor Dom Zanoni e vários sacerdotes, pediu que as pessoas, durante a celebração eucarística, não só rezassem pelos mortos do acidente com o avião, mas por todos os jovens que são assassinados no Brasil. “Cada pessoa que morre dessa forma, é o próprio Jesus que estamos matando. Foi ele que disse: ‘tudo que fizeres ao menor dos meus irmãos, é a mim que fazeis’”, destacou Dom Itamar.

Logo cedo, dezenas de pessoas em grupos vindos de diversas comunidades de bairros como Gabriela, Campo Limpo, Jardim Cruzeiro, entre outras, se deslocaram em direção as praças Padre Ovídio e Renato Galvão. Dom Itamar destacou a importância do Domingo de Ramos.
“Com o Domingo de Ramos, iniciamos a semana mais importante do ano, não somente para Jesus, mas também para nós, povo que aclama Jesus com os ramos verdes. É um dia de muita alegria, entusiasmo, mas também de reflexão. Jesus entra com um jumento e não com um cavalo, como usava os reis. O que significa que ele entrou com humildade em Jerusalém”, destaca Dom Itamar.

Ele ressaltou a participação da comunidade católica no Domingo de Ramos. Mas lamentou o fato das praças no entorno da igreja estarem com a reforma atrasada, limitando uma presença mais confortável para as centenas de pessoas que foram para o evento. “Espero que nas próximas celebrações de Corpus Cristhi e Festa de Santana, a prefeitura possa já ter inaugurado a praça Monsenhor Renato Galvão e a praça Padre Ovídio”, afirmou.

A dona de casa, Lindaura Queiroz de Oliveira, 77 anos, saiu cedo de casa e foi para o Domingo de Ramos. Ela faz parte da paróquia dos Frades Capuchinhos, mas diz que costuma ir em outras comunidades. “Para Deus tudo é possível. Me encontro alegre, satisfeita, feliz, através de Deus e suas missões. Já enfrentei chuva, sol e há décadas venho participar do Domingo de Ramos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário