quinta-feira, 14 de maio de 2015

Temporal deve atingir Salvador e RMS neste fim de semana

Quem olhou em direção ao oceano, na altura do Farol da Barra, no final da tarde de ontem, deve ter se assustado com as pesadas formações de nuvens no horizonte, em tons cinza escuros. Trata-se de uma nova frente fria, prevista para chegar a Salvador e se estender por toda a região Metropolitana e Recôncavo a partir de hoje, e que deverá continuar pelo menos até o final de semana.
As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudo Climático (Cptec). O Inmet emitiu o aviso de número 172 em que alerta para a ocorrência de fortes chuvas, com descargas elétricas (raios e trovoadas) e rajadas de vento. Já o Cptec emitiu um aviso em que alerta para a presença de um ciclone extratropical, que se estende sobre o Oceano Atlântico na altura do Sul da Bahia. Por causa disso, a região leste do Estado, onde se situa Salvador e o Recôncavo Baiano, a frente subtropical provoca tempo úmido e chuvoso.
Conforme explicou a meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria, as chuvas deverão começar nesta quinta-feira, aumentando de intensidade na sexta, sábado e domingo, com possibilidades de se estenderem até a segunda-feira. Por conta disso, o Inmet emitiu o alerta e o encaminhou, com imagens de satélites para a Defesa Civil de Salvador. “O que estamos visualizando, a partir das imagens dos satélites, é que teremos uma repetição, talvez com intensidade ainda maior, das chuvas do último final de semana”, disse.
No último final de semana, no sábado, domingo e na segunda- feira, choveu em Salvador 169,0 milímetros, mais da metade do que já choveu em todo o mês de maio, que até ontem tinha alcançado a maca de 277,1 mm, e quase a metade da média histórica prevista para todo o mês de maio, que é de 359,9 mm. Nesses três dias também ocorreram 423 deslizamentos de terra, 15 casas desabadas e quatro mortes, estas na Baixa do Fiscal. 
Prontidão
O coordenador da defesa Civil de Salvador, Álvaro da Silveira Filho reforçou o apelo para que as famílias que residem em áreas  de riscos iminentes deixem as residências e procure abrigo, ao perceberem sinais como rachaduras nos imóveis. “Pedimos que os cidadãos sigam as orientações dos nossos técnicos e entre em contato conosco através do 199 o quanto antes”, afirmou.

Ele ainda disse que foi intensificado o monitoramento em toda a cidade, mas principalmente nos locais onde já ocorreram acidentes mais graves. Nos momentos de chuvas, como disse, os técnicos medem os índices pluviométricos em tempo real através dos pluviômetros automáticos instalados nos diversos pontos da cidade. Sobre o esquema de plantão, ele explicou que a Codesal foi reforçada com mais 40 equipes. “Permanecemos de plantão durante 24 horas com os atendente e engenheiros para atenderem as demandas. Todo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil permanece de prontidão para atender a demanda”, finalizou.
Imagens mostram nuvens acumuladas
Nas análises tanto do Inmet como do Cptec as probabilidades de chuvas a partir desta quinta-feira são de 90%. Cláudia Valéria, do Inmet, diz que nenhuma análise climatológica aponta para 100% de acerto, por causa das variações que podem ocorrer repentinamente.
Mas nas imagens dos satélites podem-se ver grandes concentrações de nuvens sobre o Oceano Atlântico, na altura de Salvador, e outra massa de nuvem na parte mais do interior do Estado próxima ao litoral, vinda da Região Sudeste. Essas chuvas, por causa dos ventos característicos que ocorrem em Salvador e Região Metropolitana, tendem a cair mais no período da noite e de madrugada, o que só reforça a necessidade de alerta das populações que moram nas áreas de riscos.
Outro ponto destacado nas imagens dos satélites do Inmet é com relação á intensidade das chuvas previstas. Nesta quinta a coloração azul escura com tons de amarelo, o que indica uma chuva ainda moderada a forte. Mas já na sexta, sábado e domingo essa coloração passa a ter tons vermelho, o que indica aumento de intensidade.
O meteorologista do Instituto do Meio Ambiente do estado da Bahia (Inema), Heráclito Alves de Araújo, explicou que uma das características do outono é que durante, em sua primeira metade, se assemelha ao verão (ou seja, temperaturas elevadas e chuvas mais intensas). Já na segunda metade, tais características se assemelham ao inverno (com baixas temperaturas e chuvas de fraca intensidade). Com isso poderão intensificar as chuvas não só na capital baiana, mas também em outras localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário