A
frota nacional de automóveis e comerciais leves cresceu 8% em 2012 ante
2011, conforme mostra o mais recente estudo do Sindicato Nacional da
Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Metade
dos brasileiros adultos já utiliza transporte privado para se locomover,
incluindo motocicletas, segundo a Associação Nacional das Empresas de
Transportes Urbanos (NTU). Cidades como a capital paulista já têm dois
habitantes por automóvel, paridade próxima à de regiões desenvolvidas,
como Estados Unidos e Europa. Fora dos principais centros consumidores, a
média é de 8,8 habitantes por veículo, ante uma média brasileira de 5,2
pessoas por carro. Há uma década, essa paridade nacional era de 8,2
habitantes por veículo. Apenas cinco Estados - São Paulo, Minas Gerais,
Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná - concentram 72% da frota.
Nessas localidades, a média de habitante por veículo varia de 2,9 a 5,2
(ver quadro). A indústria automobilística conta com as regiões menos
motorizadas para manter o ritmo das vendas e chegar em 2017 com números
próximos a 5 milhões de veículos ao ano, conforme projeta a Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na última
década, as vendas de carros novos cresceram a taxas médias de 7% ao ano,
e a de motocicletas, de 13% ao ano. Já o número de passageiros que
utiliza o transporte público caiu 25% no mesmo período.
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