quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Papa nomeia arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana

Papa nomeia arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Feira de SantanaAcolhendo a solicitação de Dom Itamar Vian, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (3) Dom Zanoni Demettino Castro para Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana, transferindo-o da Diocese de São Mateus no Estado do Espírito Santo. Dom Zanoni terá direito sucessório ao Arcebispado de Feira de Santana após a renúncia de Dom Itamar Vian, que deve acontecer depois de agosto de 2015 quando o arcebispo completa 75 anos.
Em comunicado, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, declara: “ felicito, cordialmente, a sua Arquidiocese pela designação do Arcebispo Coadjutor, que colaborará no governo pastoral de Vossa Excelência. Valho-me, da oportunidade, para confirmar-me com sentimentos de fraterna estima”.
Dom Zanoni chega em Feira de Santana em fevereiro. Conforme Dom Itamar Vian, este foi o melhor presente que ele recebeu na celebração dos seus 30 anos de bispo. “Eu me sinto aqui em Feira como alguém que foi muito acolhido por todos. Deixarei o cargo de arcebispo mas nunca deixarei de servir ao povo de deus”, finaliza.
Dom Zanoni Demettino Castro nasceu em 23 de janeiro de 1962, em Vitória da Conquista. Teve sua Ordenação Presbiteral em 28 de dezembro de 1986 e Ordenação Episcopal em 24 de novembro de 2007. Estudou Filosofia, Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática. É professor de Doutrina Social da Igreja, Cristologia e Antropologia. Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, entre outras, exerceu as seguintes atividades: Vigário Paroquial, Assessor da Pastoral da Juventude, Membro do Conselho de Formação e do Conselho de Presbíteros, Vigário Geral e Administrador diocesano. Seu lema é: "Ecce mite me" (Eis me, envia-me).

Nenhum comentário:

Postar um comentário