segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Governo prevê redução de 50% nas vagas de concursos

Governo prevê redução de 50% nas vagas de concursos  Dados do Ministério do Planejamento, órgão responsável pela autorização das seleções federais, revelam que o governo vai apertar o cinto este ano.
De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2015), o governo pode contratar até 24,8 mil servidores federais por concurso público este ano para ocupar cargos que já existem e estão vagos ou para substituir terceirizados. Esse número é menos que a metade do estipulado para 2014 (50,4 mil).
Vale ressaltar que essa estimativa ainda precisa receber o sinal verde do Congresso Nacional. Mas, se depender dos números atuais, o cenário de concursos será nebuloso. Um levantamento feito pelo jornal Correio com base nas notícias publicadas no site do Ministério do Planejamento revela que nenhuma seleção pública federal foi aberta em 2015.
Até agora, o governo autorizou apenas um concurso para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com a oferta de 258 vagas. Para se ter uma noção do arrocho, somente em janeiro de 2014 foram abertos sete concursos, totalizando 2.871 oportunidades, além de mais 1.395 novos postos autorizados.
E, como a dificuldade não bate na porta apenas do governo, muito provavelmente as empresas privadas tenham que demitir para enxugar a folha e conseguir fechar as contas. Resultado? Mais gente desempregada e menos concurso é igual a alta concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário