quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fiéis lotam Igreja Matriz no dia de Santo Estevão


Por Clécia Rocha



Movidos pela fé em Deus e devoção a Senhora Sant’Ana, celebramos a festa de Santo Estevão. Este foi o tema dos festejos em louvor ao padroeiro do município, que aconteceu no período de 17 a 26 de dezembro, onde durante o novenário, estiveram presentes sacerdotes e leigos da Arquidiocese de Feira de Santana, além de religiosas que exercem trabalhos pastorais na região.
A missa festiva que foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, foi realizada no dia 26, onde estiveram presentes fiéis católicos de várias localidades rurais do município.
Segundo o padre Aristóteles da Silva, pároco local, a paróquia de Santo Estevão integra as alegrias do nascimento do Salvador, a fé e a coragem do mártir e as comemorações do Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Feira de Santana. “A festa do nosso padroeiro se faz um convite a seguir o seu exemplo: Identificar-se com Jesus Cristo, testemunhar fé, mergulhar no mistério da encarnação redentora de Cristo, ousar, sobre os princípios do Evangelho, rever os valores que regem a família e a sociedade”, destacou o padre.

Avaliação
Avaliando os festejos  como um dos momentos mais fortes de uma paróquia, o pároco Aristóteles da Silva observou a festa como um instante marcante para a igreja de Santo Estevão e também para a vida dele, quanto para a vida do padre Luciano Curvelo. “Foi uma festa que marcou a minha vida e também a do padre Luciano, uma vez que nós fomos surpreendidos, a igreja sempre lotada durante os dias de preparação para a festa” relatou, enfatizando, “nós estamos felizes por tudo e pedimos a Deus que Ele continue a guiar nossas vidas e que nos encoraje a cada dia para que sejamos testemunhas de Jesus Cristo”, destacou.
Aproveitando o instante de festa, Aristóteles fez um pedido ao povo santo-estevense para que todos sejam mais voltados para Deus. “Nós encontramos muitas pessoas que demonstram acreditar em Deus e isso é muito importante, mas é preciso que saibamos assumir compromissos, participar mais das pastorais, lutar mais pelos direitos sociais para que a nossa sociedade seja um lugar onde a paz de Deus habite sempre em nossos lares e também em nossos corações”, frisou.
Igreja lotada na festa
Considerando o mês de dezembro como uma época de várias festas para a igreja de Santo Estevão, a religiosa Heloísa Maria avaliou as homenagens em louvor ao mártir Estevão como um dos momentos de significado muito importante para a população local. “Nesta festa o que também observo é que nós necessitamos de atrair jovens para continuar a missão bonita que tem esta comunidade”, disse, observando que, “ também notei neste dia que o povo santo-estevense é um povo de muita fé, de muita coragem e nós precisamos muito, muito mesmo é atrair mais jovens para continuar a caminhada bonita que tem esta comunidade”, frisou..
Questionada sobre qual pedido faria por intercessão do padroeiro, a religiosa salientou que, mas do que pedir, o fundamental é contar com a presença de Santo Estevão para que todos sejam semelhantes a ele, uma vez que o mesmo se manteve sempre firme na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário