sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Saneamento rural será ampliado por representante da Funasa

saneamento18
A falta de saneamento rural é um problema vivido por muitos municípios baianos. Para promover a inclusão social por meio de ações de saneamento e expandir o assunto, o Coordenador Geral de Engenharia Sanitária da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), José Antônio da Motta Ribeiro, ministrará uma palestra aos gestores durante o Encontro de Prefeitos hoje, dia 18,às 15h 
 A Funasa é um órgão do Governo Federal responsável pela implementação de ações de saneamento em áreas rurais de todos os municípios brasileiros, inclusive no atendimento às populações remanescentes de quilombos, assentamentos rurais e populações ribeirinhas.
Sobre essas ações, no ano passado municípios baianos como Xique-Xique, Inhambupe, Itaguaçu da Bahia, Filadélfia, Boninal, Carinhanha e Sítio do Mato foram beneficiados com a instalação de mais de 2.500 cisternas, através da Funasa.
Segundo censo demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil cerca de 29,9 milhões de pessoas residem em localidades rurais, totalizando aproximadamente 8,1 milhões de domicílios. Em 2012 foi detectado que quase 30% dos domicílios urbanos não tinham acesso aos serviços básicos de saneamento (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e iluminação elétrica). Ainda na mesma pesquisa foi constatado também que 93,5% não tinham esgotamento sanitário. Nesse indicador, os maiores percentuais foram das regiões Norte e Nordeste (95,3% e 96%, respectivamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário