terça-feira, 4 de outubro de 2011

Após muita polêmica vereadores aprovam projeto de empréstimo

Moradores do Caminho do Oeste lotaram a Câmara
                        Votar um projeto oriundo do Poder Executivo, orçamentado em três milhões de reais para beneficiar a população do bairro Caminho do Oeste em Santo Estevão com passeios e calçamentos. Esta foi uma das razões para provocar debates e polêmicas na Câmara de Vereadores no último dia 5 de setembro, onde se fizeram presentes na Casa do Legislativo, populares, funcionários do governo municipal, além da presença do prefeito Rogério Costa acompanhado de secretários.
Na sessão extraordinária que foi determinada através de liminar da Justiça para que o projeto fosse apreciado e votado, o presidente da Câmara, vereador Hugo Nogueira, iniciou os trabalhos com a leitura do parecer contrário a votação do projeto naquele dia, feita pelo Presidente da Comissão de Educação e Urbanismo,  vereador Ângelo Soares.
Acatando o que foi lido pelo vereador, o presidente deu por encerrada a sessão e com isso não cumpriu o que foi determinado pelo Judiciário. Além do Presidente Hugo Nogueira, os vereadores Ângelo Soares, Gislane Passos e Edvaldo Marcelo se retiraram do local. Para dar continuidade a sessão e cumprir o que fora determinado pela Justiça, o vice-presidente da Câmara, Luciano Braga, reuniu-se com os vereadores Narcizio da Silva, ambos da oposição, e mais Genivaldo de Carvalho, Wilson Gomes e João Carlos, e decidiram continuar as atividades colocando o projeto em votação. Após rápida discussão o projeto de número 23/2011 foi aprovado por unanimidade. Os moradores do Caminho do Oeste, que lotaram as dependências da casa, aplaudiram com entusiasmo a decisão dos cinco vereadores.
Executivo
Após a aprovação do projeto, o prefeito Rogério Costa avaliou que um assunto de interesses coletivo tem que se sobrepor aos interesses menores e partidários. “A Câmara de Vereadores é para deliberar ações que são de interesse da coletividade, e em uma demonstração inequívoca da força do povo os cinco vereadores foram convencidos pelos moradores do Caminho do Oeste e por fim receberam o apoio de toda a sociedade”, observou o prefeito, enfatizando, que com isso prevaleceu o espírito democrático, o espírito de luta acima de qualquer outra situação.
Ainda de acordo com o prefeito, o projeto polêmico e bastante discutido foi aprovado porque prevaleceu a vontade do povo. “Tudo o que se passou para aprovar este projeto foi histórico, agora cabe a mim dar celeridade ao processo para que em um tempo mais curto possível possa está inaugurando essa grande obra e com isso a sociedade vai poder ver que a intenção era o bem estar da população.
Questionado sobre o próximo passo do executivo após aprovação do projeto, o prefeito afirmou que iria receber a ata da aprovação e de imediato iria sancioná-lo para depois  encaminhá-lo à Caixa Econômica Federal, que por sua vez o remete à Secretaria do Tesouro Nacional. “Como nós temos uma capacidade de endividamento de 53 milhões de reais, um projeto de três milhões não deverá demorar para ser apreciado, isso deve acontecer dentro de 40 ou 50 dias” resalta o prefeito Rogerio Costa.  Ele reiterou ainda que a  presença da população beneficiada foi de fundamental importância e por isso decidiu que de agora em diante todos os projetos encaminhados para a Câmara vai ser antes discutido com a sociedade interessada para que a mesma possa participar do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário