terça-feira, 4 de outubro de 2011

Socióloga destaca importância da família para vencer preconceitos




                                  Visando orientar deficientes e familiares, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santo Estevão, realizou no dia 25 de agosto uma palestra sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Vencendo os Obstáculos com a socióloga e deficiente visual Melissa Bahia. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades locais, dentre elas o prefeito Rogério Costa acompanhado de secretários, e os vereadores Luciano Braga, Hugo Nogueira e Wilson Gomes
Além de representações do Executivo e Legislativo, o coordenador das APAES do Recôncavo Baiano, Antônio Francisco, também marcou presença no evento.
 Palestra
De acordo com a palestrante, o que se percebe é que o município de Santo Estevão se encontra bem articulado para desenvolver um trabalho de combate ao preconceito com a pessoa deficiente. “Fico muito contente em ver uma cidade tão empenhada como esta, isso porque nós percebemos que existe uma interação dos órgãos competentes em favor da pessoa com deficiência, onde a gente não só encontra a acessibilidade física, mas também a atitudinal, instrumental, metodológica, comunicacional e várias outras que são necessárias”, observou.
Ainda de acordo com Melissa, o apoio da família é fundamental para que uma pessoa com deficiência possa vencer as barreiras do preconceito encontradas na sociedade. “Quando perdi a visão, aos quinze anos, o apoio dos meus pais e meus irmãos e a maneira que eles me trataram foi fundamental para que eu pudesse vencer e superar os preconceitos”, disse, acrescentando, “comento sempre que não é porque adquiri uma deficiência que meus pais tinham comigo um tratamento diferenciado, pois com isso eu vejo e afirmo que todos somos iguais”, frisou.
Ainda de acordo com a convidada, para a superação dos preconceitos é necessário que a pessoa com deficiência esteja em todo lugar. “Só a gente estando presente nos lugares é que vamos ensinar ao outro como lhe dar com o deficiente, pois está em nós à missão de mostrar para o outro agir, para mim, isso é muito bom”, exclamou, enfatizando, “o que nós precisamos é burlar os obstáculos”.        No que se refere à empregabilidade da pessoa com deficiência, a socióloga destaca que Santo Estevão já tem um cenário favorável de empregabilidade da pessoa com deficiência. “O que também observamos de positivo na cidade é que a fábrica de calçado DASS, também já é uma parceira da pessoa com deficiência, isso é observado quando a empresa já se tornou parceira da APAE contratando alunos para trabalharem”, disse Melissa Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário