terça-feira, 4 de outubro de 2011

Moradores do Monte esperam por melhorias



O monte de Santo Estevão
Situado no município de Santo Estevão, o Cruzeiro do Monte, antes era considerado como um dos pontos turísticos da região, sobretudo para a população católica do local, pessoas que visitavam a cidade e também para pesquisadores ambientais. Outro aspecto que tornava o lugar atrativo era a paisagem natural composta por uma vegetação de caatinga.
Para alguns moradores do local, o espaço tem passado por um período de esquecimento, uma vez que a recuperação do monumento é também uma das pretensões de quem mora no lugar. “Esqueceram disso aqui, um lugar religioso, onde nós temos o privilégio de ter o Cristo, ele era para ser mais arrumado, até porque, se não iluminam e não oferecem certa movimentação ao lugar, ele vai ficar como está hoje serve mais como ponto de drogas”, disse uma moradora não identificada, temendo a possíveis repressões.
 Ainda de acordo com a moradora, a beleza da Monte deveria ser utilizada para outras finalidades. “Que isso aqui fosse mais arrumado, que restaurassem o Cristo, arrumasse a praça, construíssem quiosques, assim as pessoas viriam mais e o perigo que ronda na área iria sumir, uma vez que ate a iluminação deixa a desejar o que podemos esperar não é por nada bom”, enfatizou.
Além da característica religiosa, o lugar também é atraente para pessoas que estudam o meio ambiente, isso foi comprovado quando em uma visita da reportagem do Jornal Folha do Paraguassú ao local, percebeu a presença de estudantes de Biologia que buscavam informações do local junto aos moradores. “Com os aspectos ambientais que encontramos aqui, percebemos que ainda existe um cantinho da natureza de Santo Estevão que esta sendo respeitada pelo homem, embora já seja possível ver a presença de casas pelos arredores”, observou Daiane Moura, estudante de Biologia.
Ainda de acordo com a estudante, a única melhoria que deveria ser feita no local é a parte de iluminação do lugar, isso para proteger a população dos possíveis riscos de assaltos em horários inadequados. “Seria interessante que as pessoas não enxergassem apenas a reforma física para o local, mais que analisassem a importância de se preservar a mata que faz parte do cenário do Cruzeiro do Monte, que o poder público até reforme, mas que tenham cuidado para preservar a vegetação do lugar” salientou.
Para Daiane Moura, atualmente o Monte está muito diferente do que há alguns anos atrás, segundo ela, algumas dessas mudanças são boas e isso não pode ser negado. “Além das mudanças de caráter positivo, nós temos algumas de aspectos negativos, por exemplo, a nudez deste ambiente que antes tinha uma bela cobertura de caatinga e hoje nos causa tristeza, pelo fato de não se perceber mais isso”, comentou, enfatizando, “a maioria da população santo-estevense parece não reconhecer o valor desse tipo de vegetação e a importância que esta tem nas nossas vidas. Alguns reclamam da atual condição desse local dizem que está abandonado, precisando de mais atenção do governo municipal, para investir em melhorias, assim como construção de quiosques  e uma iluminação melhor”, frisou.
Concordando coma necessidade de recuperação do Cruzeiro do Monte, Daiane também acredita que o local necessita urgente de uma valorização. “Ao fazer referência na recuperação, ressalto que, antes de fazer qualquer coisa, deve ter o cuidado de preservar a bio diversidade do lugar e não esquecer que nós fazemos parte dele”, disse.
Segundo Moura, o monte é um local com uma beleza potencial, além de proporcionar uma vista privilegiada da cidade. “Para voltar a bilhar com a beleza natural, o Monte de Santo Estevão precisa vestir-se novamente”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário