terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Gaban diz que Governo do Estado não paga fornecedores porque está quebrado

Na sessão plenária desta terça-feira (26), o deputado Carlos Gaban (DEM) voltou a cobrar a senha de acesso ao novo sistema que possibilita a fiscalização das contas do estado, e comentou nota publicada pelo jornal Tribuna da Bahia, a qual denuncia a falta de pagamento aos fornecedores e às empresas que disponibilizam mão-de-obra terceirizada ao Governo do Estado.
De acordo com o jornal, os pagamentos não foram realizados porque a secretaria da Fazenda modificou o sistema de pagamento, mas os servidores públicos responsáveis por operá-lo não foram devidamente treinados. O deputado disse que não acredita nesta possibilidade, mas que caso a falta de treinamento dos técnicos tenha ocorrido, que “o governador tem a obrigação de exonerar, imediatamente, o secretário da Fazenda”.
Gaban afirmou não estar surpreso com a falta de pagamento, uma vez que o governo fechou 2012 com mais de R$ 2 bilhões em dívidas e disse, ainda, que o estado não realiza os pagamentos desde dezembro “porque está quebrado”.
Oposição exige senha – Gaban também solicitou que o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, exija ao governador e ao secretário da Fazenda o fornecimento da senha do Sistema Informatizado  de  Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (FIPLAN), que disponibiliza dados detalhados sobre a execução das despesas do estado. “Eu estou há 57 dias tentando ver as contas do governo e não consigo”, protestou o deputado. De acordo com a Lei de Transparência é obrigação do Governo do Estado fornecer a senha, mas, até o momento, a oposição não teve acesso a ela.

Jornalista: Gabriela da Fonseca | DRT 2620

Nenhum comentário:

Postar um comentário