segunda-feira, 22 de abril de 2013

"É um presente de grego", diz Carneiro sobre HCT em Feira

A iminente transferência das instalações do Hospital de Custódia e Tratamento da Bahia, da Baixa do Fiscal em Salvador, para Feira de Santana, começa a atiçar o cenário político da cidade. Com o argumento de que a atual sede do equipamento não suporta mais presos e com incêndio ocorrido recentemente no local, a Secretaria de Administração Penitenciaria e Ressocialização (Seap) apresa o processo para julho deste ano.
O vereador da base do governo municipal, José Carneiro (PSL), mesmo reconhecendo a falta de conhecimento técnico sobre a ação do governo estadual, classificou a instalação da nova unidade prisional em Feira como "presente de grego" e pediu mais discussões sobre o assunto e o impacto que o equipamento irá provocar nas vida das pessoas. 
 
O governo ainda não divulgou onde seria instalado o novo HCT, mas há a hipótese de utilizar-se uma área dentro do Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR). "O Hospital irá atender presos de alta periculosidade. Não sei se em Feira existe demanda para essa unidade, que pode colocar em risco a população. Deve-se debater esta questão de forma mais ampla. Para mim não deve atender somente Feira, mas a macrorregião. Precisamos é de um novo hospital geral", opinou o parlamentar.
 
O petista Pablo Roberto, membro da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, disse que o debate tem que ser realizado com cautela e lembrou que a sociedade pede a punição aos infratores, porém o processo necessita ter um caráter humanizado. O parlamentar observou que o estado tem condições técnicas para atender ao público-alvo. "O HCT atende a presos com problemas psíquicos e que tem que cumprir a pena, só que em equipamentos diferentes de outros detentos. Eles precisam ser reabilitados, tanto na parte social, quanto a saúde", disse Pablo, que informou a existência de um levantamento territorial, realizado pelo estado, que aponta locais onde existam demanda para implantação de uma unidade de tal porte. 
 
  Hamurabi Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário