segunda-feira, 22 de abril de 2013

Nicolás Maduro toma posse como presidente da Venezuela


O novo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse nesta sexta-feira (19), depois que as tensões políticas diminuíram com a promessa de recontagem dos votos da eleição de domingo.
O novo presidente venezuelano recebeu apoio da presidente Dilma Rousseff, que chegou cedinho para a cerimônia. Veio do encontro de emergência da Unasul. Da reunião dos presidentes sul-americanos, saiu o apoio a Maduro, que venceu a eleição com uma diferença de menos de dois pontos percentuais sobre Henrique Capriles.
Horas antes da posse, o poder eleitoral atendeu a oposição: vai estender a auditoria a 100% das urnas. Na hora da posse, a Venezuela estava em clima de pacificação. Milhares de venezuelanos chavistas ficaram em festa ao redor da Assembleia Nacional. Do lado de dentro, Nicolás Maduro prestou juramento à constituição na presença de representantes e chefes de mais de 60 países.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, foi aplaudido nas ruas. Os presidentes sul-americanos ficaram em lugar de destaque. Hugo Chávez, morto em março, parecia estar por toda parte. A filha dele foi quem passou a faixa presidencial a Maduro, que citou o comandante durante o juramento.
Na hora do discurso, houve um susto. Um homem invadiu a cena e retirou o microfone de Maduro. A transmissão ao vivo foi interrompida por alguns minutos. Quando voltou a falar, Maduro reconheceu uma falha em sua segurança e disse que poderia ter levado um tiro.

Foi o único incidente. A oposição desistiu de um panelaço previsto para a hora da posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário