terça-feira, 17 de abril de 2012

Itapicuru-Ba: Júri condena homicida a 19 anos de prisão

Crime pode ter sido encomendado por mãe que dizia receber "espíritos"



A justiça de Itapicuru-Ba condenou na última quinta-feira (12), Adriano Santos de Oliveira, conhecido como ‘Escapia’, a cumprir 19 anos de prisão. O réu é acusado de ter matado o lavrador José Miguel Barbosa de Gois com golpes de estaca no pescoço, onde provocou na vítima uma perfuração de 12 centímetros no local atingido.
 De acordo com testemunhas e familiares de José Miguel, o crime foi encomendado pela própria mãe do vitimado, que na cidade é conhecida como ‘Josefa’. Durante o júri, a irmã da vítima confessou em plenário que a mãe tinha costume de dizer que recebia ‘espírito de macumba’ para fazer mal as pessoas.
O júri que foi presidido pelo juiz José Brandão, reconheceu a responsabilidade de ‘Escapia’ por homicídio duplamente qualificado, isso por se tratar de crime de mando e surpresa contra vítima.
O crime foi confessado pelo acusado, que tentou isentar a participação da mãe de José Miguel. Segundo as testemunha de acusação, Josefa encomendou a morte do próprio filho prometendo pagar a ‘Escapia’, o valor de R$ 1.000,00.
A condenação do júri foi apenas para Adriano Santos, isso porque, a suposta mandante ‘Josefa’ está sendo investigada em outro processo pelo mesmo caso.
Conforme as declarações das testemunhas ficou demonstrado que o réu não recebeu o dinheiro prometido. “O que se comenta na cidade é que a dona Josefa além de encomendar a própria morte do filho, ainda passou o calote no Escapia”, disse um popular não identificado presente no júri.
Após leitura da decisão dos jurados, o advogado de defesa, Leonildo Mangabeira, afirmou que vai recorrer à decisão. (Clécia Rocha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário