segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Reisado leva alegria a Tiquaruçu


fotoO vaqueiro aboiador vai à frente para dar passagem: é o Reisado de São Vicente que ganha às ruas do distrito de Tiquaruçu levando alegria. Nele seguem tocadores, sambistas, cantores e os três reis magos. A festa, que se traduz em um conjunto de manifestações culturais e religiosas, marcou o encerramento da programação da Festa de Reis, neste domingo, 13.
A manifestação, que é uma tradição centenária no distrito, apresentou-se logo após o desfile dos blocos Na Carona e Empurra o Jipe. Os participantes saíram da sede da Organização Cultural e Artística Reisado de São Vicente (Orcare) até o palco principal da festa ao som do tradicional samba de roda. O cortejo simboliza a caminhada dos três reis magos indo ao encontro do Menino Jesus.
Já no palco, o grupo entoou o Hino a São Vicente. E o que não faltou também foi o autêntico forró pé-de-serra. O cantor e compositor Asa Filho, que desde 2000 está à frente do grupo Chapéu de Couro diz que “este é um dia de confraternização dos moradores do distrito, em que expressamos o que há de mais autêntico da nossa cultura. É uma tradição passada de pai para filho, que a comunidade abraçou e que não pode deixar morrer”.
Além dos moradores do distrito de Tiquaruçu e região, o Reisado de São Vicente atrai pessoas de outras cidades e estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. As amigas Andreza Santos, 24 anos, e Josecleide de Jesus, 33, vieram de Salvador especialmente para prestigiar o evento. “É uma festa tranquila e bonita. Participo pelo quinto ano e pretendo retornar mais vezes”, comentou Andreza.
Antes, ainda, no período da manhã, foi celebrada uma missa solene, seguida de batizados. Após o desfile do Reisado de São Vicente, a festa teve continuidade com a apresentação de shows musicais. E entre as atrações, a banda A Vaqueirama e o grupo Quixabeira da Matinha. Toda a infraestrutura da festa e as atrações musicais tiveram o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário