sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SANTO ESTEVÃO: EXPLICADA FALTA DE ÁGUA EM MUMBIRA



                             

                                                                                                                          Por Hélio Rios
A população de Mumbira está prestes a deixar de matar sede com lama

Recentemente esse blog publicou uma nota com o título ‘MATANDO A SEDE COM LAMA’, onde foi citada a localidade de Mumbira, no município de Santo Estevão, com cerca de 800 moradores. A população local estaria a meses sem água nas torneiras e utilizando o que ainda restava de uma fonte no local. Uma moradora de Mumbira, cuja identidade foi preservada, afirmou que adultos e crianças da localidade estariam bebendo lama retirada desta fonte, (confira na foto), e que mesmo assim a Embasa emite recibos todos os meses.
O blog ‘FOLHA DO PARAGUASSU’ manteve contato com o gerente da Embasa em Santo Estevão, Evandro Azevedo, que explicou o que está acontecendo. Segundo ele, a rede adutora instalada e inaugurada pelo antigo gestor do município, está corretamente entroncada na rede geral da Embasa, tendo inclusive por um breve período levado água do local de captação, na ponte do rio Paraguaçu, até Mumbira.
Há sete meses a população de Mumbira não sabe o que é água da Embasa
A interrupção no fornecimento de água correu em consequência das obras de duplicação da BR 116, sob a responsabilidade da Via Bahia, que administra as praças de pedágio da BR. “Em alguns trechos as máquinas da Via Bahia danificaram a tubulação o que nos levou a fechar registros interrompendo a passagem da água” afirma Evandro.
Ainda segundo o gerente da Embasa, a Via Bahia já construiu uma nova rede paralela a BR, faltando apenas alguns detalhes técnicos para entroncá-la à rede que abastece Mumbira, o que deve ocorrer nos próximos dias. Quanto aos recibos emitidos sem a oferta de água, Evandro garante que após checagem dos hidrômetros o débito é automaticamente eliminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário