quarta-feira, 16 de abril de 2014

DECEPÇÃO


Divulgação

Por que nos decepcionamos? Acredito que a decepção vem por conta de algumas formações em nossas cabeças, do que pensamos ser ideais de comportamento. O ideal de comportamento muitas vezes se mistura com idealização.
É fácil ficar no julgamento do que é certo e do que é errado, difícil é se colocar no lugar das outras pessoas a quem julgamos e dizemos nos decepcionar. Às vezes, nós é que nos causamos decepções por exigir que o outro seja como nós (supostamente os detentores da verdade)
A decepção pode representar apenas uma expectativa própria de alguém não atendida em relação à outra pessoa. Neste caso convém um balanço pessoal para que nossos valores sejam medidos, e, possamos absorver a nova informação que não tínhamos do comportamento variante. 
A decepção pode desencadear sentimentos como ódio, angústia, desespero, descrença, desânimo, mal estar, estresse, depressão, vazio, sentimento de inferioridade, irritabilidade, rancor, rejeição, tristeza, pesar, nostalgia e confusão psicológica...
Se for momento para ficarmos isolados, que façamos; mas não demoremos muito a retornar ao convívio social. Têm muitas pessoas, da família ou não, que nos esperam e gostam muito de nós. Faremos da decepção uma oportunidade de crescimento.


Por Manoel Lobo


Nenhum comentário:

Postar um comentário