quarta-feira, 16 de abril de 2014

EGOÍSMO




Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, suas opiniões, seus desejos e suas  necessidades em primeiro lugar, em detrimento das demais pessoas com quem se relaciona. 

Não sabemos, ao certo, se o egoísmo é uma característica natural humana ou se é um hábito adquirido, como um vício ou desvio de conduta moral da pessoa. O egoísmo é inerente do ser humano; é uma das maiores características do ser pensante, HOMEM.

E porque não dizer que o egoísmo é um vício! Viciado é todo aquele que perde o comando da sua mente. Que não consegue fazer valer a sua vontade real. Que se sente dominado, aprisionado a determinadas condutas. Sempre que buscamos analisar o vício, nos deparamos com o egoísmo.

Existem muitos tipos de egoísmo: dentre eles podemos ressaltar o individual, o social, o político, o religioso e o econômico. Mas como egoísmo é uma palavra muito forte e muito feia, ninguém aceita ser chamado de egoísta, e sempre terá um bom argumento para justificar suas atitudes egoístas.

Infelizmente, hoje o egoísmo passou a ser o principal modo de ação de inúmeros indivíduos que não tiveram um bom exemplo de família ou carecem de formação ética correta. Dom Eugênio Sales leciona: "O egoísmo coloca o bem-estar pessoal acima dos deveres conjugais e da felicidade dos filhos. Certamente muitas separações seriam sustadas, divergências superadas, reconciliações obtidas se o fantasma do egoísmo não existisse

O egoísta ri quando seus apegos e desejos são satisfeitos e, na mesma medida, se deixa abater com o que não gosta. Atráss de tudo há um ego querendo poder, prazer e status. O resultado é uma desgraceira geral. Só podemos vencer essa doença por meio da humildação. Quando nos humildamos, reduzimos o ego e ficamos mais pertinho uns dos outros.

Por Manoel Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário