domingo, 14 de outubro de 2012

Congresso faz sessão em memória de Ulysses Guimarães na segunda

O Congresso faz na segunda-feira (15) uma sessão solene de homenagem a Ulysses Guimarães, para marcar os 20 anos da morte do político, completados nesta sexta (12). Opositor da ditadura, protagonista da redemocratização e artífice da Constituição de 1988, “dr. Ulysses” desapareceu após a queda de um helicóptero no mar, no litoral de Angra dos Reis (RJ), em 12 de outubro de 1992. Tinha 76 anos na época do acidente.
Em nota divulgada nesta sexta, o presidente do Senado, José Sarney, manifestou “tristeza” pela data. “Símbolo” e “ícone da história contemporânea brasileira”, Ulysses “assegurou uma transição pacífica do autoritarismo para a democracia”, nas palavras de Sarney.
“Ainda hoje, vinte anos depois, Ulysses Guimarães não só é lembrado como faz uma imensa falta ao Brasil”, disse o ex-presidente. A sessão solene será realizada no Plenário do Senado, a partir das 17 horas.
Ativista da democracia
Nascido em um distrito de Rio Claro (SP) em 6 de outubro de 1916, Ulysses se formou em 1940 na Faculdade de Direito da USP. Nessa época, já militava no movimento estudantil, chegando à vice-presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Antes de entrar na política de Estado, foi professor, advogado, dirigente do Santos. O primeiro cargo público veio em 1947, quando se elegeu deputado estadual pelo antigo PSD para compor a Assembleia Constituinte de São Paulo. Em 1950, foi eleito para deputado federal, cargo para o qual se reelegeu onze vezes e que exerceu até a morte.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário