quinta-feira, 10 de maio de 2012

Especialista em Direito Eleitoral justifica inelegibilidade de Élcior Piágio

 
Ex-prefeito Élcior Piágio
A ausência de Élcior Piágio (PT do B) nas eleições de outubro. Este é um fato questionado por populares de Ipecaetá e assegurado pelo advogado especialista em Direito Eleitoral, Fredson Timbira.
Segundo Timbira, em 2004 uma investigação judicial foi instaurada para apurar compra de voto, abuso de poder econômico e político na gestão do ex-prefeito Élcior, quando o mesmo apoiou para a sua sucessão Nivaldo dos Reis e o seu sobrinho Elcides Piágio. “’A  investigação foi o suficiente para a cassação do prefeito eleito e apoiado pelo ex-gestor, isso porque a juíza da Zona Eleitoral cassou o mandato do gestor eleito, Nivaldo dos Reis e do seu vice”, informou o advogado, destacando, “além da cassação para o Nivaldo dos Reis, a juíza também condenou Élcior por abuso de poder econômico praticado nas eleições de 2004”, acrescentou.
 
Justificando a inelegibilidade de Piágio, o especialista em Direito Eleitoral comentou com a reportagem do site Bahia na Política que a Lei da Ficha Limpa visa proteger a moralidade pública e a probidade administrativa. “Considerando a vida pregressa do candidato que pretende acessar um cargo eletivo, o Supremo Tribunal Federal (STF), considerou como causa de inelegibilidade o abuso de poder econômico e de  autoridade, com este fato, o ex-prefeito Élcior Píágio está inelegível para concorrer a qualquer cargo público, isto porque a inelegibilidade dele vai do dia 03 de outubro de 2004, a 03 de outubro de 2012”’, finalizou.
 
Resposta de Élcior
 
Para saber o posicionamento do ex-prefeito Élcior, a nossa reportagem procurou por ele e todas as informações do advogado foram negadas. ‘”Sou elegível e vou disputar as eleições de outubro sim, essas informações não são verdadeiras, é uma coisa da oposição que teme a derrota que vai ser grande”, concluiu Piágio. (Clécia Rocha)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário