quarta-feira, 8 de abril de 2015

Juiz Sérgio Moro bloqueia R$ 163 mi da Queiroz Galvão

O juiz federal Sérgio Moro bloqueou 163 milhões de reais da construtora Queiroz Galvão com objetivo de garantir o ressarcimento dos cofres públicos pelo dinheiro desviado no petrolão. Dirigentes da empreiteira são acusados de superfaturar serviços prestados à Petrobras e desviar dinheiro dos contratos para o bolso de políticos e ex-diretores da estatal.
É a primeira vez que o juiz, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, bloqueia recursos das empreiteiras apontadas como integrantes do clube do bilhão, cartel que fraudava contratos da Petrobras. A Queiroz Galvão teve dois diretores presos em novembro, mas ambos já ganharam o direito de responder em liberdade às acusações.
Em novembro, o Ministério Público Federal tinha solicitado o arresto de bens e recursos das empresas acusadas de abastecer o propinoduto do petrolão, mas Moro entendeu que tal medida seria um excesso. Desta vez, o MPF argumentou que os recursos eram proveniente de um precatório que estava prestes a ser pago pelo governo do Estado de Alagoas. Por isso, os mais de 100 milhões de reais ainda não estavam formalmente no caixa da construtora. A Procuradoria lembrou ainda que, de acordo com as investigações, a Queiroz Galvão faturou ilicitamente pelo menos 372 milhões de reais da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário