quarta-feira, 29 de abril de 2015

Protocolo de morte encefálica: jornalista ainda vai passar por testes

Protocolo de morte encefálica: jornalista ainda vai passar por testesO Hospital Emec, em Feira de Santana, informou na tarde desta terça-feira (28), que o jornalista Manuel Anchieta Nery de Souza, encontra-se em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e que será aberto, ainda, o protocolo de morte encefálica.
De acordo com o boletim assinado pelo Coordenador médico da UTI, Wagner Ribeiro, ele está sob cuidados intensivos.
Desde a manhã de segunda-feira (27), familiares foram alertados sobre a suspeita de morte encefálica e comunicaram o fato aos colegas de imprensa. Os familiares informaram até mesmo o local do velório. No entanto, o hospital aguarda os resultados dos exames para oficializar ou não a morte encefálica.
O jornalista Batista Cruz, irmão de Anchieta, informou hoje (28) em sua página no Facebook, que em caso de confirmação os órgãos serão doados.
“Em coma profundo e irreversível, Anchieta Nery vai passar ainda nesta tarde - que pode entrar na noite - por três testes que poderão constatar ou não atividades cerebral. Para tanto, o organismo deve estar apto para passar pelos testes. Médicos suspeitam que o cérebro dele não está funcionando. É o chamado protocolo, procedimento obrigatório que é realizado por três médicos. Para ser declarado morto, todos os testes deverão ter o mesmo resultado. É decisão da família, respeitando sua vontade declarada várias vezes, se constatada a morte cerebral, autorizar a doação dos seus órgãos. Uma pessoa é declarada morta quando o cérebro ou o coração para”, declarou
Ontem Batista escreveu: “O céu pode ate ficar um pouquinho mais alegre, mas cá entre nós, eu vou ficar um tantão triste. Não sei por quanto tempo. mas esta estação promete ser das mais longas. A longa travessia sequer iniciou, mas a saudade já me faz a cobrança com juros de cigano. A partir de agora, e não sei até quando, as minhas noites serão menos alegres ou mais triste. Não mais vamos jogar baralho, conversar assuntos banais e sérios, mangar um do outro, brigar e fazer as pazes, sempre com muitos abraços. É, meu querido careca, a vida nos pregou uma peça”.
Anchieta Ney é ex-secretário de Comunicação de Feira de Santana, professor de literatura brasileira na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), dramaturgo e trabalhou no extinto jornal Feira Hoje. 

Leia a nota de esclarecimento enviado pelo Emec 
A pedido da família do paciente Manuel Anchieta Nery de Souza , a UTI do Hospital EMEC informa que o mesmo ainda encontra-se internado em estado grave sob cuidados intensivos.
Atenciosamente,
Dr. Wagner Ribeiro Coordenador médico da UTI CRM: 14725

Nenhum comentário:

Postar um comentário