quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Abraji participa de ato contra agressões a jornalistas

A Abraji participou na segunda-feira (28) de uma coletiva de imprensa seguida de uma manifestação contra os casos de violência direcionada a jornalistas durante os protestos dos últimos meses pelo Brasil. A entrevista contou com a presença do presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), José Augusto Camargo, da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc/SP), Inácio Teixeira, do diretor-executivo da Abraji, Guilherme Alpendre, e do fotógrafo  Sérgio Silva, que perdeu a visão de um dos olhos após ser atingido por uma bala de borracha no dia 13 de junho.
“Vejo isso (manifestação e coletiva) como força e visão de classe para se colocar contra estes atos de violência”, classificou o fotógrafo, que passa por um momento de reabilitação para voltar às suas tarefas diárias. Aos jornalistas presentes, Silva contou que passou a ter dificuldades para usar o transporte público e realizar outras tarefas diárias. “Fui quem saiu com o pior trauma dessa violência. Perdi meu olho, que era meu instrumento de trabalho”, disse.
Durante a coletiva, outros dois novos casos de agressão foram revelados: Gabriela Biló, da Futura Press, e Mauro Donato, do Diário do Centro do Mundo, ambos agredidos no dia 21 de outubro por policiais militares. Do total de casos (102), 77 foram protagonizados por forças policiais de acordo com levantamento feito pela Abraji.
De acordo com José Augusto Camargo, do SJSP, a escalada de violência que tem acontecido este ano no Brasil não é vista desde a ditadura militar.  “Nem na ditadura se concentraram tantos casos em um curto período de tempo como do primeiro semestre deste ano até aqui”, afirmou José Augusto, que acredita que a violência policial é resultado de uma dívida política da redemocratização. “A polícia brasileira não está adaptada à democracia contemporânea”, aponta o presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário