terça-feira, 15 de outubro de 2013

Joaquim Barbosa critica a falta de preparo dos jornalistas na cobertura do STF

Joaquim
Rosental Alves e Joaquim Barbosa (Foto: Olívia Freitas)
 
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, criticou, nesta segunda-feira (14), a atuação jornalística na cobertura do STF. Segundo ele, a imprensa é monotemática e despreparada para cobrir a pauta.
Barbosa participou da Conferência Global de Jornalismo Investigativo, que acontece na PUC-Rio até terça (15). A conferência “Brasil – avanços e retrocessos instituições” também contou com a presença do professor da Universidade do Texas Rosental Alves e do colunista da Folha de S.Paulo Fernando Rodrigues.
“Sinto falta de uma cobertura com especialização e profissionalismo. Não vejo repórteres com astúcia de descobrir um grande fato jornalístico nas entrelinhas”, opinou. Para ele as pautas são obsessivas pelo Mensalão.
Censura prévia
O ministro se apresentou contra o recolhimento de biografias não autorizadas. Mas considera que, indenizações mais pesadas devem ser aplicadas aqueles que violam os direitos. O tema entrou em pauta após uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo  que mostra que os músicos Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan e Erasmo Carlos se uniram a Roberto Carlos para evitarem que biografias aos seus respeitos sejam publicadas sem autorização.
“Não há censura prévia no Brasil. Da mesma forma que a constituição protege a liberdade de expressão, protege outros direitos, a intimidade, a privacidade, a honra e a reputação de todos em pé de igualdade”, explicou. “Alguém pode alegar que seu direito está sendo violado”, completou. Barbosa acredita que há um conflito constitucional e que fica a cargo do juiz a decisão para algum dos lados.
Para o ministro do STF, a liberdade de expressão deveria ser assegurada em todos os casos. “O ideal seria liberdade total de publicação, mas cada um assume os riscos e responder financeiramente por isso”, opinou.  Ele aponta como solução a liberação para uso de domínio público após 10 anos da morte do biografado.
O jornalismo brasileiro
Barbosa voltou a falar sobre a situação dos negros nas redações. Segundo ele, há pouquíssimos negros em cargos de lideranças em empresas jornalísticas. “É preciso de um plano nas redações jornalísticas por parte de quem tem o poder decisório, os proprietários, os diretores de redação, as pessoas que tem o poder de recrutar. Os recrutadores não resolverão, porque a descriminação racial é algo instintivo”, considerou.
O ministro também criticou o jornalismo online. Para ele, a plataforma tem levado uma baixa qualidade de informação à população. Também falou da falta de pluralidade na imprensa escrita. “É necessário aumentar a diversidade política e ideológica no âmbito da imprensa escrita que possa abarcar as mais diversas formas de pensamento sem silenciar ou marginalizar essa ou aquela posição indesejável”, opinou.
O grande desafio atual do jornalismo é aprofundar a ética na conduta profissional e a pluralidade diante dos desafios atuais, é o que acredita Barbosa. “A imprensa tem dito um papel importantíssimo no aprimoramento das instituições e na conscientização brasileira”, disse.
“O jornal investigativo brasileiro presta um enorme serviço ao público, ocupa o espaço deixado pela falta de institucionalidade de algumas de nossas instituições”, acredita Barbosa. Porém, para ele, o jornalista informa, mas não presta o serviço social cobrando resultados e dando continuidade à pauta. Criando dessa maneira uma falsa expectativa na população que as autoridades estão dando continuidade ao assunto.
Questionado se a responsabilidade maior não seria das instituições apurarem e penalizarem após as denúncias jornalísticas, disse que não há dúvidas. “Porém, um país como o nosso em que, os problemas da falta de funcionalidade do sistema político, as múltiplas interferências, levam a acomodação”, respondeu.
Sobre entra na carreira política e ser candidato à presidência, o ministro do STF voltou a negar. Disse que pensará se seguirá carreira ou não quando deixar o cargo, porém, apesar de não revelar a data, não demorará muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário